Vinhos Franceses

Vinhos com alma e identidade

Não é um exagero classificar a França como o melhor país vitivinícola do mundo, pois essas possuem consistência e domínio das técnicas para produzir vinhos de caráter, puros e intensos.

vinho francês

A França possui cerca de uma dezena de grandes regiões vitivinícolas, de grande destaque, demarcadas. Algumas delas subdivididas em até mais de vinte regiões menores. Bordeaux é, sem duvida, a região que mais se destaca por possuir o maior número de vinhos excepcionais, entre eles destacamos os famosos Grand Cru, Premier Cru e Deuxième Cru.

 

Muitos de seus vinhos atingem preços estratosféricos. No entanto, atualmente há também os de excelente relação preço qualidade. Suas sub-regiões mais importantes são: Médoc, Graves, Pomerol e Saint Emilion para os tintos, e Sauternes-Barsac para os brancos.

 

Bourgogne é a segunda região mais importante e possui famosas sub-regiões: Cotes de Beaune, Cote de Nuits, Cote halonnaise, Mâconnais e Beaujolais.

 

Outras regiões de destaque são:

Champagne berço dos maravilhosos espumantes; Alsace, conhecida por seus vinhos brancos semelhantes aos alemães; Val de Loire, famosa pelos seus rosés e brancos mais longevos e plenos e Cotes du Rhône, com as suas sub-regiões Hermitage, Crozes-Hermitage e Châteauneuf-duPape de excelentes vinhos tintos.

 

Provance, Languedoc, Roussillon e outras regiões completam a incrível legião de vinhos franceses de qualidade. Existe ainda uma enorme quantidade de vinhos regionais (os vins de pays) e os vinhos de mesa de qualidade inferior (os vins de table).

 

Hoje, existe também o grupo de produtores Biodinâmicos “Rennaisance de Apellations” o Returno of Terroir. Liderado pelo Assessor da Natureza Nicolas Joly, o grupo luta pela divulgação e aumento de produtores a orientar-se pelo Biodinamismo como modo de respeito à natureza e concebendo vinhos com alma e real essência.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.